A concentração dos servidores acontece em frente ao Palácio Rio Branco
Servidores da área da saúde decidiram por uma manifestação pública em todo o estado do Acre nesta sexta-feira, dia 5, a concentração será em frente ao Palácio Rio Branco. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na tarde desta terça-feira, 2, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Acre (Sintesac) e pelo Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate/Ac), juntamente com servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac) e Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), pertencentes ao grupo VII do plano de cargos, carreiras e remuneração (PCCR).
Durante a assembleia, foram discutidos os resultados da votação do Projeto de Lei (PL) que concedeu reajuste no Plantão Emergencial e a decisão do Governo de excluir o Grupo VII do reajuste salarial que aumentava o valor do plantão dos técnicos de enfermagem do estado do Acre de R$78 para R$101.
O presidente do Sintesac, Juscelino Rodrigues, disse que chegou a hora dos servidores tomarem uma decisão definitiva sobre a falta de valorização por parte do Governo do Acre. “…Nenhum governo valorizou a gente. Vocês viram as pancadas que levamos nas ruas para conseguir algum aumento. O Governo tinha tudo para nos valorizar, mas cruzou os braços …”, disse o presidente.
O deputado estadual, Adailton Cruz (PSB), eleito pelos trabalhadores da saúde e considerado o principal defensor dos direitos dos servidores, também esteve presente e afirmou que o Governo não concedeu o reajuste por falta de interesse. “… O governo poderia ter dado o reajuste para todo mundo, não fez por birra, porque tem orçamento, tem recurso, não fez porque não quis. Então, não podemos deixar passar em branco, temos que dar um basta nisso”, enfatizou o parlamentar.