Nos dias 24 e 25 de junho, vai acontecer, em Rio Branco, o 1º encontro de carros antigos do Acre, em frente ao Palácio do Governo. Esse evento, realizado pelo Fusca Clube Acre, irá iniciar às 14h do dia 24 e com término às 18h do dia 25.
O responsável pela exposição, Nilton Pontes, contou que o “Fusca Clube Acre” foi uma ideia de uns amigos e surgiu há quase 10 anos. De acordo com ele, um conhecido era mecânico de motor de fuscas e possuía um modelo do automóvel. Por ele conhecer outros donos de fuscas, as pessoas foram sendo convidadas a realizarem passeios curtos. De repente, surgiu a ideia de organizar, de fato, um clube, para atingir mais pessoas.
No ano de 2014, o “Fusca Clube Acre” foi criado. Desde então, vem fazendo alguns encontros, eventos, viagens para municípios do Acre, para fora do estado e até mesmo outros países, como Peru e Bolívia. Os membros costumam se reunir para conversar sobre a paixão pelas antiguidades e, também, para apoiarem projetos sociais. Atualmente o grupo é presidido pelo Genival Sombra.
Em 2021, foi realizado o primeiro evento aberto ao público feito por eles em Rio Branco. No ano seguinte, mais um, dessa vez no Lago do Amor, também na capital. Porém, era um encontro apenas de fuscas.

“As pessoas gostaram muito. Teve receptividade, muita gente e vários elogios”, contou Nilton.
Esse ano eles tiveram a ideia de fazer em encontro, mas com amantes de carros antigos de modo geral, não apenas com apaixonados por fuscas. O organizador fala que existem muitos donos de carros antigos que acabam não os usando, deixam guardados. Então, esse evento vai servir para mostrar os veículos ao público, trazendo, assim, um evento cultural para a cidade.
“A ideia é reunir esses amigos, colocar os carros para a sociedade ver, conhecer, paras as crianças tirarem fotos”, finalizou.
