Trazendo a disciplina e o entretenimento saudável aliados, o grupo Axé Capoeira desenvolve ações, como a “Roda da Paz”, em diversos bairros da capital e até mesmo em outros municípios. Nesses eventos, são oferecidas participação e aulas gratuitas para os interessados no esporte.
O objetivo é atrair os jovens e dar uma oportunidade de ter disciplina, participar de uma comunidade, lutar contra as más influências e até mesmo seguir um caminho na capoeira para tornarem-se professores, como diz o mestre, Ithamar Souza: “Aqui na Cidade do Povo nós temos quatro núcleos, são mais de 200 capoeiristas que nós tentamos disciplinar todos os dias, estudar, fazer a capoeira, respeitar o pai e a mãe, para que cresçam como cidadãos direitos, honrados”.
Para os alunos é uma oportunidade única, segundo o aluno Wesley Corrêa: “É muito importante, porque hoje em dia muitos jovens da minha idade pensam na criminalidade, e outros muitos jovens, assim como eu, preferem estar em um local assim do que no meio da rua.” O aluno monge, Anderson Galvão, por exemplo, é concorrente no 3° Mundial Aberto de Axé Capoeira que será realizado em Recife este ano. Para ele é um sonho se realizando, poder ser uma inspiração para a comunidade e ganhar para representar o Acre.
Com informações do repórter Luan Rodrigo para a TV Gazeta