O stand do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), na Expoacre, trouxe uma atividade para as pessoas entenderem sobre a importância da educação no transito e conscientizar sobre a importância do uso do cinto de segurança. Muitas pessoas participaram da dinâmica e confirmam que conseguiram entender a importância do tema.
“A pessoa precisa se conscientizar devido os acidentes que são constantes, então é muito importante”, afirma a dona de casa, Ana Xavier, após passar pelo simulador de capotamento.
A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Cléia Machado, comentou a importância das crianças aprenderem desde cedo. O Detran trouxe uma diversidade de atividades para auxiliar na educação. Além da minicidade com percurso orientado, o espaço possui diversas ferramentas de educação, que vão desde de jogos, pinturas óculos que simula a embriaguez.
O simulador roda a uma velocidade de 20 quilômetros por hora e não apresenta impactos de um sinistro mais grave, salienta o instrutor, mas o objetivo é alcançado.
“Achei que o sinto não ia aguentar a pressão, o cinto de segurança é muito importante para pode evitar o pior nos acidentes”, disse Cauan, que havia acabado de sair do simulador.
De acordo com a engenharia de trânsito do Detran Acre e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/AC), de janeiro a junho de 2023, foram 30 mortes no trânsito e 1,943 acidentes.
Com informações do repórter Marcio Souza para a TV Gazeta