Imagem: Freepik
A capital Rio Branco tem registrado temperaturas de 36° com sensação térmica de 42° e a umidade do ar variando entre 30% e 80%. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), uma massa de ar seca está favorecendo a formação de poucas nuvens em todo o estado, que faz com que eleve a temperatura na região.
Para o professor de física da Universidade Federal do Acre (Ufac) e pesquisador do clima no ambiente amazônico, Alejandro Duarte, mesmo com a redução de queimadas ainda é comum este tipo de comportamento climático nesse período do ano.
“Todos sabemos que quando chega no verão amazônico temos secura e calor. É uma característica do clima da região, inclusive nos meses de agosto, setembro e outubro são de temperaturas máximas” afirma o professor.
Com as altas temperaturas, umidade relativamente baixa e o aumento da poluição do ar neste período, os problemas de saúde são os mais frequentes, sobretudo as doenças respiratórias principalmente em idosos e crianças.
O médico infectologista, Jenilson Leite, faz algumas recomendações com dicas e cuidados que a população pode ter para evitar algumas doenças nessa época do ano.
“As recomendações são direcionadas sobretudo ao público mais vulnerável, que são as crianças e os idosos. É fundamental tomar muito líquido nesse período, evitar sair ao sol sem protetor solar para não ocasionar doenças de pele devido aos vírus e bactérias” finaliza o infectologista.
Com informações do repórter Marilson Maia para a TV Gazeta.