Foto: Wal Fernandes
O rio Acre atingiu seu menor nível do ano com 1,59 metros nesta terça-feira, 29. De acordo com o boletim da Defesa Civil de Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, 30, o rio diminuiu cinco centímetros em relação a medição de ontem. O coordenador, Claudio Falcão, afirma que o nível ainda deve diminuir mais ao decorrer da semana.
“A tendência é que o rio decresça cada vez mais, podendo alcançar a marca de 2022 ou até menos que essa marca. Tivemos uma melhora durante o mês de agosto, quando saiu de 1,68 metros para 2, porém ele começou a decrescer como já era o previsto”, afirma o coordenador.
Nesse mesmo período no ano passado o rio Acre estava com 1,58 metros, apesar dos dados se assemelharem com os de 2022, a Defesa Civil se mantém em alerta já que em 2022 o rio alcançou o menor número da história (1,25) desde 1970, ano em que a medição começou.
Segundo levantamento da Defesa Civil, o acumulado de chuva no mês de agosto é de 32 milímetros, porém, a média do mês é de 45,5 milímetros. A previsão é de que o mês encerre sem chuvas.
“Para os dois próximos dias não há possibilidade de chuva, já no terceiro dia temos 75% de probabilidade e da mesma maneira se repete no dia 1 de setembro. Não temos quantidade de milímetros dessa chuva, com tudo já podemos adiantar que mesmo ela sendo com muitos milímetros nada muda em relação à seca”, comenta Falcão.
Ainda com informações do coordenador, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiro já estão preparados para os meses de setembro e outubro, já que são marcados pelos temporais que com a menor mudança de clima pode ocasionar destelhamento de casas, quedas de árvores e de muros.
Com informações do repórter Marcio Souza para a TV Gazeta.