Nesta quarta-feira, 13, a 1ª edição do Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro (Ficate) dá continuidade às apresentações em Rio Branco, no Sesc do Centro, a partir das 18h30min. O festival conta com atrações de vários países da América Latina e, a cada dia, um ou dois países vão ser representados, até domingo (17). Um cortejo na Praça da Revolução deu início ao evento nesta segunda-feira (11).

A capital acreana foi a escolhida para abrir os espetáculos com a peça “Lorca”, da Funca Teatro – Fundação Calibrarte Santiago, do Chile. Segundo a descrição, ‘Lorca’ é baseada em uma versão livre de distintos escritos do poeta, para uma ficção teatral a partir dos últimos momentos de sua vida.
“Nesta ficção, o personagem poeta enfrenta o pelotão de fuzilamento, situação na qual vem recordando momentos de sua vida”, destaca a descrição do ato.
De acordo com o presidente da Cia Cata-Ventos de Cultura – realizadora do evento -, Romario Feitosa, esse festival é muito importante para fazer uma construção de irmandade entre os países latinos.
“O nosso plano é nos tornarmos uma rota da cultura latino-americana e de turismo, para quando o festival ganhar corpo, a gente tenha um grande evento internacional. A ideia principal é que o Acre seja uma rota internacional de teatro, cultura e turismo”, afirmou Feitosa.
Confira a programação até domingo:
- 14/09, às 18h30min: Gracias y Desgracias de la Brujamala Facha – Equador – Sesc Centro
- 14/09, às 19h30min: Clownchascos – Colombia e Chile – Sesc Centro
- 15/09, às 18h30min: Cuentos del Chilombiano – Colombia e Chile – Usina de Arte João Donato
- 15/09, às 19h30min: La Soledad Tiene un Nombre – México – Usina de Arte João Donato
- 16/09, às 18h: Sembrando Sueños – México – Sesc
- 16/09, às 19h30min: Soy José Mamani – Bolívia – Sesc Centro
- 17/09, às 18h: A Menina e o Palhaço – Brasil – Sesc Centro
- 17/09, às 19h30min: Neruda – Chile – Sesc Centro