A Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (17) executou a Operação Moraliza, com o objetivo de investigar crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro com servidores da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, além de pessoas físicas e jurídicas. De acordo com as investigações, os envolvidos operavam um esquema de desvio de combustíveis e falsos contratos de locação de veículos.
Os fatos investigados surgiram após a Operação Maverick, que tinha como objetivo apurar desvios de combustível promovidos por servidores da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. A partir das diligências da Polícia Federal, foi identificado que o desvio de combustível não era a única prática do grupo investigado.
Há indícios fortes de uso irregular de veículos alugados pela Prefeitura, que são utilizados tanto para desvio de grandes quantidades de combustível quanto para uso pessoal dos servidores, o que causa prejuízo aos cofres públicos. A operação contou com a participação de cerca de 50 policiais federais, que cumpriram 13 mandados de busca e apreensão, todos no município de Cruzeiro do Sul.
Os investigados poderão ser responsabilizados por crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e lavagem de capitais.