O município de Brasiléia, vive um momento de extrema gravidade devido à maior enchente já registrada na história. Com a marca de 15,56 metros, a cidade superou o nível alcançado na enchente de 2015, que atingiu 15,55 metros, conforme a última medição realizada às 9h.

Cerca de 75% da superfície terrestre de Brasiléia já foi afetada pelas águas, que resultou em mais de 13 mil pessoas prejudicadas pela situação desoladora. A principal ponte de acesso foi encoberta pelo grande volume pluvial e deixou o município isolado por via terrestre. A única forma de acesso à cidade é por meio de embarcações, o que dificulta o envio de ajuda humanitária e amplia os desafios enfrentados pelos moradores.

Atualmente, 911 pessoas estão desabrigadas, 1.011 desalojadas, 12 bairros foram impactados e 15 abrigos estão sendo gerenciados pela prefeitura, com mais de 500 pessoas no auxílio às vítimas da enchente. A situação da zona rural também é alarmante, com mais de 500 pessoas isoladas, 20 pontes destruídas e 21 linhas de bueiros devastadas pela força das águas.

Nesta terça-feira, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, visitou o município para acompanhar de perto as ações do Estado em resposta à emergência. O site Agazeta.net entrou em contato com ele para apurar esta última medição das 9h, e foi confirmado os 15,56 metros. Com isso, a cheia de 2024 se consolida como a maior cheia da história de Brasiléia.

No entanto, segundo o coronel, o nível da água está previsto para estabilizar nos próximos dias, tendo em vista que em outros municípios a situação começou a melhorar, como em Assis Brasil, onde algumas pessoas aos poucos voltam para casa.