O Acre sedia o 1° Festival de Cinema Indígena Itinerante, o FestCine Originários. Após passar por cidades no interior do Estado, desde o dia 06 de abril, as atações chegaram em Rio Branco nesta segunda-feira (15). As exibições ocorrem em escolas e no Museu dos Povos Acreanos.
De acordo com o idealizador do festival, Moisés Alencar, no programa Gazeta Entrevista, o objetivo do projeto é das visibilidade ao cinema dos povos originários. Além disso, ele conta que o festival só pôde ser feito por conta da lei federal Paulo Gustavo, que beneficia artistas independentes.

“O objetivo do festival é fortalecer e dar visibilidade ao cinema com um enfoque dos povos originários daqui. Consegui fazer por conta do edital da lei Paulo Gustavo aqui de Rio Branco. Foi um lançamento maravilhoso lá em Mâncio Lima”, conta Alencar.
Após a exibição dos filmes, os organizadores falam sobre a importância da cultura dos povos Huni Kuin, como vivem na comunidade, a realidade e a luta dessa etnia. Além de explicarem as atividades que são realizadas pelas crianças nas aldeias.
As próximas apresentações acontecem no Museu dos Povos Acreanos, nesta sexta-feira (19) e sábado (2). Na sexta, o início do festival acontece às 15h, com uma oficina com Zé Kaeté. No sábado, a programação tem início às 14h, com a mesma oficina.
Confira a programação completa nos dois dias de evento.