O casal Fabiana Mercado e Gustavo Longo, vindos de São Paulo, criaram o projeto Desbravando Capitais, que consiste em vivenciar uma capital de estado brasileiro por um mês. Após passarem por 17 capitais, chegou a vez de Rio Branco abrigar os viajantes.
A dupla já viveu experiências em capitais de estados das regiões norte, sul, centro-oeste e nordeste. Com a visita aos locais, eles descobrem, vivenciam e compartilham as experiências vividas pelas redes sociais, para, dessa forma, fazer propaganda de todo o país para o brasileiro.

Em entrevista à TV Gazeta, Longo conta que chegaram ao Acre há duas semanas e estão se adaptando ao calor. Explica também que ideia de criar o Desbravando Capitais iniciou quando eles precisaram ir a capital de São Paulo a trabalho e, como eram do interior, puderam descobrir mais sobre uma cidade tão grande, que é São Paulo.
“Nós vivenciávamos São Paulo e tinha muita coisa para fazer. Descobrimos diferentes restaurantes, coisas culturais, partes de natureza. Nós começamos a perceber que as pessoas que fizemos amizades lá não exploravam a cidade, e nós tínhamos esse instinto de explorar”, conta o homem.

A estreia do projeto aconteceu em Florianópolis (SC), quando eles precisaram levar uma sobrinha para fazer faculdade lá. Dessa forma, puderam ter a primeira experiência em uma cidade nova e deram início ao que haviam planejado.
“Em Florianópolis a gente acabou moldando mais o projeto e a próxima foi Curitiba, mas não foi direto. A gente acabou experimentando um pouco mais, porque era uma coisa muito nova de sair da nossa rotina, estar em uma casa fixa para ficar viajando de uma maneira mais nômade”, explica Longo.
Para Fabiana Mercado, a “vida de nômade” é boa. De acordo com a mulher, ela não gosta de rotinas. Além disso, destaca que adoro criar conexões com pessoas, ambientes e restaurantes novos em cada lugar que passam.
“Tudo tem o lado om e o lado ruim. O lado ruim é que às vezes cansa essa rotina de mudar, porque acaba sendo uma rotina de mudar. Se manter na constante curiosidade de sempre estar buscando o novo também cansa um pouco. Mas acabei me identificando”, afirma Fabiana.

Planos para o futuro
A dupla pretende finalizar as viagens às capitais no próximo ano. Apesar disso, o projeto Desbravando Capitais não vai ser encerrado. No futuro, sonham em escrever e lançar um livro, além de fazer exposições para contar as histórias de cada local que passaram.
“Pretendemos escrever um livro, fazer exposições. Tudo vai depender da abertura do mercado. Fixando em Bauru, nós queremos ter um filho. Depois que ele tiver um pouco maior, a gente vai desbravar o interior”, ressalta Fabiana Mercado.
