O detento Oceu Rocha Martins, de 41 anos, foi encontrado sem vida dentro da cela no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, no complexo penitenciário de Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, 29, por uma colega de cela.
De acordo com informações, o detento era testemunha da chacina que ocorreu no dia 26 de julho de 2023, no presídio. Segundo relatos do detento que dividia a cela com Oceu Martins, ao acordar, ele se deparou com o colega caído no chão e desacordado. Diante da situação, solicitou a intervenção de um policial, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar socorro ao detento.
Em entrevista à TV Gazeta, o delegado adjunto da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Cristiano Bastos, afirma que o detento foi encontrado com lesões na região frontal e lateral cabeça. Apesar disso, aguarda o laudo pericial para descobrir a causa da morte.
“Identificamos que a vítima estava com uma pessoa dentro da cela. Ele apresenta lesões na região frontal e lateral da cabeça, que podem ser decorrentes do óbito. Vamos aguardar o laudo pericial para descobrir a causa da morte, se tem consequências dessas lesões ou não”, conta o delegado.

Batos ressalta que o colega de cela da vítima é o principal suspeito e, por conta disso, foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes para prestar esclarecimentos, e cabe ao delegado plantonista lavrar ou não o flagrante.
“O suspeito que estava na cela junto com a vítima foi conduzido para a Delegacia de Flagrantes e vai estar à cargo do delegado plantonista, de lavrar ou não o flagrante. Mas a DHPP se fez presente para buscar os elementos informativos que há no local”, diz.
Nota Iapen
Apesar da fala do delegado da DHPP, em nota, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) afirmou que não foram encontrados sinais de violências nos dois presos, tanto na vítima quanto no companheiro de cela. Porém, também esperam o laudo pericial.
Leia a nota na íntegra:
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa a morte do detento Oceu Rocha Martins, de 41 anos, nesta quarta-feira, 29, no Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco.
O detento que dividia a cela com Oceu relatou que, quando acordou, deparou-se com o colega caído no chão, desacordado, e chamou um policial.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro ao detento, mas só pôde atestar o óbito. Não foram encontrados sinais de violência nos presos. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e o Iapen aguarda o laudo pericial.
Que, neste momento de profunda dor, Deus conforte o coração dos familiares.