Após uma angustiante busca de mais de três semanas, Levi de Lima Luna, um agricultor e caçador de 52 anos da comunidade Periquito em Cruzeiro do Sul, foi encontrado no domingo (7) por moradores que realizavam a limpeza de um ramal na região do Juruá. Levi havia saído para pescar em uma área de mata e não retornou no final do dia, iniciando uma intensa operação de resgate.
A saga de sobrevivência de Levi foi marcada pelo consumo de recursos naturais da floresta amazônica, incluindo palmito, açaí e água de cipó, enquanto aguardava por ajuda. Ele foi encontrado desidratado e visivelmente debilitado, alem de ter perdido vários quilos durante o período em que esteve perdido.
Em um vídeo enviado à equipe de reportagem, Levi relatou como conseguiu sobreviver, destacando sua determinação e conhecimento da mata, que foram cruciais para sua sobrevivência. “A hora que eu achava um taperi, eu comia. Eu pegava um pouquinho de água de um cipó pra mim beber. Graças a Deus que eu não morri, estou aqui com saúde”, disse Levi, visivelmente aliviado por ter sido encontrado.
Após ser resgatado, Levi foi levado para observação no Hospital de Porto Walter, onde está recebendo cuidados médicos. Sua recuperação está sendo monitorada de perto pelos profissionais de saúde da região.
O caso de Levi Luna mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, que se revezaram nas buscas junto com moradores locais, demonstrando a solidariedade e a determinação da comunidade em ajudar um dos seus.
“Os moradores que estavam fazendo limpeza em uma comunidade encontraram ele e levaram ele bastante debilitado, até porque ele estava desaparecido há 22 dias. Mas é uma pessoa que conhece muito a mata, se desenrolou bastante em questão de alimentação e hidratação e conseguiu sair ainda com vida, sendo levado para Porto Walter”, ressaltou a comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Daniela Marques.
Matéria em vídeo produzida pelo repórter Glédisson Albano para TV Gazeta.