A tradicional festa junina Arraial Cultural 2024 terá início nesta terça-feira, 16 de julho, com uma programação diversificada e cheia de atrações. Organizado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), o evento promete movimentar a Gameleira até o dia 21 de julho.
Neste sábado, 13, foi realizado o sorteio da ordem de apresentação das quadrilhas. Serão 15 grupos, sendo 8 de Rio Branco e 7 do interior do estado, competindo no 22º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas.
A abertura do Arraial Cultural será marcada pela escolha do Casal Caipira, Casal Mirim e Casal da Diversidade. As primeiras quadrilhas a se apresentarem na terça-feira são Junina Manguaça, de Sena Madureira, e Explosão Junina, de Plácido de Castro.
A presidente da Liquajac, Lene Santos, destacou a importância do apoio do governo do estado e da FEM na realização do campeonato. “Temos muito que agradecer por essa parceria e reconhecimento. O professor Minoru sempre manteve o diálogo conosco, nos apoiando para que o grupo vencedor nos represente no Concurso Nacional de Quadrilhas, previsto para acontecer nos dias 27 e 28 de julho, em Brasília (DF)”, afirmou Lene.
Além das competições, a festa junina também é uma oportunidade para fomentar a cultura e movimentar o comércio local. “Temos arraiais nos bairros, nos municípios, mas o que a população espera o ano todo é por esse campeonato estadual. Sabemos que esse é o ponto alto da festa, por isso nos esforçamos para proporcionar o melhor possível em infraestrutura e conforto aos quadrilheiros e visitantes”, destacou Kinpara.
Na quarta-feira, 17 de julho, a Junina Pega-Pega, uma das maiores quadrilhas juninas do Acre, se apresentará com o tema ‘São João de Todos os Tempos’. O grupo, com 28 anos de história, promete um espetáculo que mistura estilos tradicional e estilizado, com troca de figurino e blocos de casamento e dança. A JPP já é heptacampeã do Concurso Estadual de Quadrilhas do Acre, tricampeã dos festivais do Sesc e Circuito Junino, e participou sete vezes do Nacional de Quadrilhas.
Outra atração aguardada é a quadrilha Malucos na Roça, que trará aos tablados da Gameleira a história da gastronomia acreana com o tema “É de dar água na boca”. O presidente e produtor cultural da quadrilha, Bismarck Moura, está animado com a apresentação, que incluirá uma mostra de quitutes típicos do Acre. “A ideia é propagarmos a nossa cultura e comidas típicas para outros estados”, explicou Moura.
Abaixo, confira o cronograma das Quadrilhas Juninas e as programações dos dois palcos culturais: