Igarapé cobriu ponte que dá acesso à comunidade
A cheia do rio Acre começa a afetar as áreas rurais destruindo plantações de macaxeira e banana. Na região do Panorama, os produtores rurais estão isolados, sem comida e água. A ponte sobre o igarapé Redenção, que faz a ligação da parte urbana de Rio Branco com a região foi coberta pelas águas.
A associação de produtores do panorama aproveita o trágico momento para denunciar que desde o ano passado as famílias esperam o ressarcimento pelas perdas da produção da cheia do ano passado, e até agora, nada foi repassado aos produtores. “Estamos chegando a mais uma alagação e nada da indenização prometida no ano passado”, disse a presidente da associação Luci Melo.
De acordo com a presidente, a prefeitura de Rio Branco chegou a fazer um levantamento das perdas dos produtores. Foi relacionado o prejuízo de cada família, mas o pagamento ou ajuda ficou apenas na promessa.
O produtor Tito Melo disse que a perda em sua propriedade foi de 100%. Não sobrou nada para colher da plantação de macaxeira. “Muitos bichos, principalmente galinhas desapareceram”, revelou.
A área do panorama é conhecida pela produção de peixes. As dezenas de tanques desapareceram as matrizes, alevinos e peixes prontos para a revenda foram levados pela correnteza.
A prefeitura enviou um barco para a associação retirar as famílias, só que, a embarcação é pequena para fazer o salvamento. As famílias isoladas estão esperando água tratada e alimento. Os poços foram inundados, e sem uma saída, elas estão ilhadas.