De acordo com o Instituto Trata Brasil, o Acre desperdiça cerca de 52 piscinas olímpicas por dia de água tratada, esse volume abasteceria 297.096 mil pessoas. O “Estudo de Perdas de Água 2024: Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, expõe o grande problema econômico e social da ineficiência no controle de perdas de água em todo o país.
As 52 piscinas olímpicas jogadas fora todos os dias representam, em termos percentuais, 66,61% de toda a água tratada no Acre, é o segundo maior volume desperdiçado no país. Perdendo apenas para o Amapá, que desperdiça 71,44%. Entre as capitais, Rio Branco se destaca nesse quesito, perdendo pouco mais de 56% da água tratada.
“Rio Branco produz quase o dobro que da média nacional e quase o triplo que recomenda a ONU, e tem canto que falta água, então é assim, é até difícil explicar. Eu sei que nós produzimos uma água para a Rio Branco, que atende toda a Rio Branco, a gente distribui essa água, só que não chega na ponta muitas vezes, porque antes da ponta tem muitos usuários que desperdiçam, e não adianta, o seu desperdício ele repercute lá na frente”, explica o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto (Saerb)
Em uma tentativa de reduzir o desperdício em pelo menos 40%, o Saerb pede a colaboração do usuário, tanto para evitar o gasto hidrico desnecessário, quanto para fiscalizar o desperdício de terceiros, pois a equipe de fiscalização do órgão é pequena e não consegue chegar em todos os pontos da cidade.
“Envolver presidente de bairro, envolver igrejas, divulgar esse Whatsapp, essa denúncia não é que você não gosta do vizinho, é que você não gosta da ação dele de desperdiçar água, porque esse desperdiço, volta lá na frente. Então a gente primeiro adverte, a gente orienta comprar uma boia, mas na segunda vez a gente já aplica uma multa, é uma lei antiga aqui do Saerb e vamos fazer uso. Já na terceira vez a gente nem mais adverte, vai lá e corta”, acrescenta Enoque.
Em caso de denuncia, entre em contato por meio dos telefones: 68 3212 7438 ou 3215 2459.
Matéria produzida em vídeo pela repórter Wanessa Souza para TV Gazeta