Nesta quarta-feira (24), Cruzeiro do Sul se tornou o oitavo município do estado do Acre a declarar situação de emergência devido à significativa redução das chuvas e dos cursos hídricos na região. O anúncio foi feito através do Diário Oficial do Estado (DOE), e a decisão acompanha medidas semelhantes adotadas por outros municípios do estado.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do estado, Coronel Batista, os municípios que estão em situação de emergência incluem Rio Branco, Plácido de Castro, Bujari, Epitaciolândia, Feijó, Jordão e Porto Walter, além de Cruzeiro do Sul. “Outros municípios estão em processo de elaboração de minutas para declarar situação de emergência, indicando que o número de localidades afetadas pode aumentar em breve”, diz.
Com o decreto de emergência, a prefeitura está autorizada a mobilizar recursos municipais, estaduais e federais, bem como convocar voluntários para auxiliar nas ações de resposta ao desastre. O decreto também permite a dispensa de licitação para contratos que sejam necessários para enfrentar a crise. A validade das medidas é de 180 dias, durante os quais serão realizadas ações para mitigar os impactos da seca.