Liminar foi concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho
Estava marcada para esta quinta-feira (5) as eleições para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre. Cerca de 800 trabalhadores da categoria iriam às urnas escolher seus representantes. Mas por força de uma liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho, a eleição foi suspensa.
Quem entrou com o pedido judicial foi a chapa 2, que faz oposição a atual gestão, que concorre como chapa 1. Integram a oposição, alguns diretores que faziam parte da diretoria do sindicato. Caso a decisão não seja cumprida, a multa é de R$ 100 mil.
Segundo a presidente da chapa 2, Deborah Santos, o motivo do pedido judicial para suspender a eleição, foi a cheia do rio Acre. “Seria complicado votar, pedir voto, constrangedor e desumano com colegas com água na porta de casa. Foi uma medida de bom senso, de solidariedade aos colegas”, disse.
Para o presidente do Sindicato, Edmar Batistela, que disputa o mesmo cargo no pleito havia condições de realizar a eleição. “Deveria ter feio o pleito e os bancários decidido participar ou não. Quem decide se vai votar ou não é o bancário”, comentou.
As eleições no sindicato acontecem de três em três anos. Cerca de 40 pessoas compõem cada chapa. Os membros da oposição, afirmam que disputam a liderança da entidade, por que falta comprometimento da atual gestão com a luta sindical.