A conselheira Dulcinéa Benício foi eleita presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) nesta quinta-feira (5), durante sessão especial do Pleno. A escolha, realizada por aclamação, marca o início de sua gestão à frente da instituição para o biênio 2025-2026. O conselheiro Ronald Polanco foi eleito vice-presidente.
Após a eleição e posse dos membros da nova gestão, Dulcinéa expressou gratidão pela confiança depositada pelos colegas e reafirmou seu compromisso com a sociedade acreana. Ela destacou a importância de uma gestão pautada em lealdade, responsabilidade e nos princípios que regem o controle externo.
“A mudança de gestão não deixa de ser um desafio porque ela é um servir. Quero também reafirmar meu compromisso com uma gestão que valorize a continuidade das iniciativas exitosas das gestões anteriores, trabalhando pela redução das desigualdades e fortalecimento da democracia. Nosso compromisso é dar o melhor que temos enquanto instituição”, afirmou a presidente eleita.
O atual presidente do TCE-AC, conselheiro Ribamar Trindade, parabenizou Dulcinéa e ressaltou seu preparo técnico e compromisso com a justiça. Ele desejou sucesso à nova gestão e enfatizou que sua liderança trará avanços significativos para a sociedade acreana.
“Sua trajetória nos dá a certeza de que o próximo biênio será marcado pelo compromisso com os princípios que regem esta Corte e pela busca constante de melhorias para a sociedade. Que Deus continue iluminando suas decisões e guiando seus passos em cada desafio”, declarou Trindade.
Além da presidência e vice-presidência, foram definidos os responsáveis por outras áreas estratégicas da instituição: o Vice-presidente: conselheiro Ronald Polanco; Corregedor: conselheiro Ribamar Trindade; Diretora da Escola de Contas: conselheira Naluh Gouveia; Ouvidor: conselheiro Antônio Cristovão; 1ª Câmara: conselheiro Antonio Jorge Malheiro; 2ª Câmara: conselheiro Valmir Ribeiro
Trajetória de Dulcinéa Benício
Dulcinéa Benício é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC), com pós-graduação em Direito Constitucional e MBA em Gestão no Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua formação inclui cursos renomados, como o APG Internacional “A Essência da Gestão” (AMANA-KEY), além de capacitações em inteligência de controle, gestão pública avançada e combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
Antes de assumir a presidência do TCE-AC, Dulcinéa ocupou cargos relevantes, como procuradora jurídica do município de Rio Branco e assessora especial no gabinete do governador. No Tribunal, exerceu funções como vice-presidente (2011-2012), diretora da Escola de Contas (2017-2018), ouvidora (2021-2022) e corregedora (2023-2024).