Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
De acordo com a medição feita pela Defesa Civil de Rio Branco nesta quinta-feira (06), às 6h, o nível do rio Acre se encontra com 4,34m, dessa forma, ele segue baixando. Nas últimas 24 horas, foram pelo menos 35 centímetros a menos, com 4,69m na terça-feira. Para verificar e acompanhar essas oscilações e possíveis zonas que serão inundadas na cheia, a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) lançará uma plataforma que auxiliará nesse acompanhamento.
A plataforma “Climat” é estudada pelo Centro de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, Cigma, da Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com o chefe do Cigma, Cláudio Cavalcante, a plataforma vem sendo desenvolvida de forma colaborativa com dados de outras instituições, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
“São dados que a gente está integrando para poder, durante o período de criticidade dos eventos que temos, ter informações mais efetivas das áreas atingidas, do nível dos rios. Então, ela tem o objetivo de disponibilizar a informação”, disse o chefe do Cigma.
A ferramenta vai auxiliar instituições e a população em geral. Um dos pontos interessantes é a possibilidade de verificar a zona de inundação do rio, como explica o chefe do Cigma: “Você vai poder mensurar qual é o nível do rio e ver o espraiamento da zona de inundação, e assim conseguir ver quando é que chega ali próximo à sua casa, que é uma informação importante nesse período que a gente está, sofrendo esses eventos extremos, principalmente das cheias”, diz.
Nesse primeiro momento, as informações mais detalhadas da plataforma serão de dados da bacia do Rio Acre, da região de Assis Brasil até Rio Branco. Segundo Cavalcante, a perspectiva é que a ferramenta seja lançada até a segunda quinzena de março: “A gente tem trabalhado essa semana, a gente fez várias reuniões com algumas secretarias de Estado para poder ver quais mais informações eles têm, para poder colaborar. E o desafio depois é fazer com que ela continue sempre sendo atualizada”, finaliza.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta
*Estagiária supervisionada por Gisele Almeida*