Rio Branco enfrenta um aumento significativo no nível do Rio Acre após dias de chuvas intensas. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (14), o rio atingiu a marca de 11,17 metros às 5h24, um aumento considerável em relação ao dia anterior, quando o nível registrado foi de 10,90 metros.
Nas últimas 24 horas, a capital acreana acumulou 34,80 mm de chuva, contribuindo para a elevação do rio. Apesar do aumento, a cota de alerta estabelecida pela Defesa Civil é de 13,50 metros, enquanto o transbordamento ocorre a partir dos 14,00 metros.
Plano de contingência em discussão
Diante da elevação do nível do rio, a Defesa Civil Municipal apresentou na Câmara o plano de contingência para enchentes. O coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, ressaltou a importância do plano, que estabelece diretrizes para atuação de diferentes órgãos e instituições em caso de desastre.
“O plano de contingência tem essa finalidade, de apresentar para todo mundo, inclusive as empresas municipais, qual é o papel de cada um no momento do desastre. Além disso, ele informa também todo o histórico que nós já temos, que meses têm mais incidência, os transbordamentos, as maiores cotas, as menores cotas, as dez maiores inundações que nós já tivemos em 54 anos”, explica Falcão.
Segundo o balanço da Defesa Civil, se o rio atingir a cota de 16 metros, entre 4 mil e 5 mil famílias podem ser afetadas. O plano tem como base o maior transbordamento registrado na história recente, ocorrido em 2015, quando o Rio Acre alcançou 18,40 metros, atingindo inúmeros bairros e impactando cerca de 105 mil pessoas.
Saiba mais
Plano de contingência para enchente do rio Acre em Rio Branco é apresentado na Câmara