Movimento “Alerta Brasiléia” tenta recuperar ruas danificadas
Após a cheia histórica do Rio Acre, que devastou a cidade de Brasiléia e desabrigou mais de 600 famílias, o município ainda sofre com as consequências do desastre natural. Dos 16 bairros da cidade, 12 foram completamente atingidos. Mais de 80 casas foram destruídas ou estão condenadas pela Defesa Civil. O Centro comercial foi 100% afetado. Para chamar a atenção das autoridades, alguns moradores criaram o Movimento Alerta Brasiléia, uma das missões do grupo, é tentar recuperar as ruas danificadas pela enchente.
A prefeitura estima que vai precisar de ao menos 15 anos para recuperar o município. O prejuízo estimado é de mais de R$ 35 milhões. Várias empresas e repartições públicas ameaçam deixar Brasiléia por causa das frequentes inundações, o Movimento “Alerta Brasiléia” também protesta contra a possível fuga dessas empresas e repartições para municípios vizinhos, como Epitaciolândia.
Residências, comércios, agências bancárias, prédios públicos como secretarias, fórum e escolas também foram atingidos e ficaram sem funcionar. Hoje, grande parte dos serviços ainda não voltou ao normal.