Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
O Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindpol/AC), tem cobrado o governo do estado e o Iapen/AC em meio a reivindicações ao sistema penal do Acre. Entre as cobranças estão questões como a estrutura física e a valorização dos profissionais.
“Os policiais penais hoje vivem um verdadeiro abandono tanto por parte da Administração Penal como do Estado. Inúmeras ocorrências de fugas, fugas frustradas, dentre outros incidentes operacionais”, explicou o presidente do Sindpol/AC, Leonardo Rocha.

De acordo com o presidente, as principais reivindicações do sindicato envolvem a falta de estrutura física adequada nas unidades, a falta de recursos humanos, falta de valorização financeira dos policiais que não possuem um plano de carreira, e o valor do banco de horas defasado e em desacordo com a lei.
Além disso, uma das reivindicações do Sindpol/AC é referente à titulação, de acordo com Rocha, a gratificação de nível superior não está em conformidade com a norma, que deveria ser calculada de acordo com o vencimento base.
“Em inspeção do Sindpol/AC no complexo penal foram relatados várias irresponsabilidades que vêm preocupando os policiais e uma delas é a falta de policiamento nas guaritas onde os reclusos utilizam dessa falha e tentam empreender fuga que algumas das vezes conseguem”, disse o presidente.
O Sindpol-AC garantiu que está elaborando um relatório situacional em que irá oficializar junto ao Iapen, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança e Assembleia Legislativa do Acre. Além disso, o sindicato informou que está mobilizando a categoria para futuras reivindicações.
Ao Agazeta.net, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), informou que não iria se manifestar até o momento.
*Estagiária supervisionada por Gisele Almeida*