Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Segundo Distrito de Rio Branco, profissionais do local denunciaram a gerência de assistência da unidade por assédio moral. Com base nas denúncias, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sidmed/AC) e a deputada estadual Michelle Melo (PDT), estiveram em uma visita ao local.
“Na última sexta-feira, nós fizemos uma visita técnica na UPA do Segundo Distrito e nós constatamos que a situação é ainda mais grave do que foi relatado para a gente. Muitos profissionais foram ameaçados, foram intimidados, assediados e nós já tomamos as devidas providências”, explicou o presidente do Sindmed/AC, Guilherme Pulici.
De acordo com o que foi constatado, a UPA do Segundo Distrito estaria sendo utilizada ainda para fins políticos, por parte de um vereador e de um deputado estadual.
“Procuramos o Ministério Público, encaminhamos o documento, um abaixo-assinado e levamos com a gente também a deputada Michelle. E agora vamos convocar uma assembleia geral para tratar com os colegas sobre essa situação”, disse o presidente do Sindmed/AC.
O presidente apontou ainda outras problemas que vêm acontecendo na questão da saúde do Estado, como profissionais que não recebem os adicionais que o Sindmed/AC já havia reivindicado, assédio em outras unidades, falta de segurança nas unidades hospitalares do Estado, e estrutura, a exemplo de prontuários que foram perdidos em inundações na Fundação Hospitalar.
“Então, a assembleia, que deve ocorrer semana que vem, ou no mais tardar, daqui a duas semanas, promete porque nós temos muitos assuntos para tratar e não está descartada a possibilidade de uma paralisação”, finalizou o presidente.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida