Policiais Penais do Acre vão se reunir na Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) nesta terça-feira (18) a partir das 8h30, para protestar contra a proibição do uso do banco de horas para servidores que têm filhos com necessidades especiais. A convocação é feita pelo Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindpol-AC) e pela Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário (Asspen/AC), divulgada por meio das redes sociais da instituição.
A categoria reclama que a medida, imposta pela presidência do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), prejudica diretamente profissionais que precisam da renda extra para garantir melhores condições para seus filhos. A decisão se baseia em um novo parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), solicitado pelo próprio Iapen, mesmo com um parecer anterior favorável e sem que haja uma proibição clara na lei.
O protesto busca pressionar deputados estaduais a intercederem na questão e garantir que o direito ao banco de horas seja mantido. Os sindicatos destacam a importância da presença dos Policiais Penais no ato para reforçar a mobilização e tentar reverter a decisão.