A Caixa Econômica Federal começou a liberar os saques do fundo de garantia para quem foi afetado pelas cheias dos rios. Os municípios que tiveram os pedidos de decreto de emergência aprovados, os trabalhadores vão poder sacar até R$ 6.2 mil. Mas nesse primeiro momento, os saques só estão liberados para as cidades com menos de 50 mil habitantes.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Claudio Falcão, na capital, a prefeitura ainda está fazendo o mapeamento das famílias afetadas diretamente pela cheia do rio Acre. A Defesa Civil precisa mostrar quais os bairros e ruas onde a casa da família foi invadida pela água. A partir daí é emitido um documento que será usado no banco, autorizando o saque. Só que esse levantamento ainda não foi concluído em Rio Branco.
“A gente já tem uma parte do mapeamento, nós ainda precisamos de alguns dias porque é um trabalho rigoroso e minucioso, nós não podemos errar. Aí nós alimentamos o sistema que a caixa dispõe, a partir daí a caixa libera o sistema e as pessoas já podem fazer o seu saque, o saque é totalmente online”, disse o coordenador.
Segundo a Defesa Civil, a prefeitura tem um prazo de 90 dias para mapear as áreas invadidas pelas águas. O serviço só deve ser concluído na segunda quinzena de abril, mas só tem direito ao saque quem tem algum tipo de dano. A Defesa Civil está chamando a atenção para um detalhe, muitas pessoas estavam sem a carteira assinada e não tinham saldo de FGTS e mesmo assim estão tentando receber esse benefício. Um outro ponto, muitas empresas não estão depositando o FGTS do trabalhador e sem saldo na conta não tem como eles sacar esse dinheiro.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para TV Gazeta