A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), recebeu novas adutoras como parte da estratégia para melhorar o abastecimento de água na capital. O objetivo é otimizar o sistema de captação e distribuição, eliminando etapas intermediárias e tornando o processo mais eficiente.
De acordo com o presidente do Saerb, Enoque Pereira, a nova estrutura permitirá que a água seja transportada diretamente do rio para a estação de tratamento, sem passar pelas lagoas de armazenamento intermediárias, como ocorre atualmente. “Acho que daqui a uns 20, 25 dias já teremos essa rede totalmente pronta para operar”, afirma Pereira.
As novas adutoras, essenciais para essa mudança, possuem 12 metros de comprimento e pesam aproximadamente 532 quilos cada. Além das tubulações, foram adquiridas quatro novas bombas de sucção, essenciais para garantir o fluxo contínuo de água. Seis carretas foram mobilizadas para o transporte do material, sendo que, até o momento, duas já chegaram à capital acreana.
A instalação das adutoras será realizada em etapas, começando pela construção dos blocos de ancoragem, que garantirão a sustentação da estrutura. “Espero começar na semana que vem já três blocos de ancoragem, necessários para fixar os tubos. Isso é fundamental para evitar que eles se soltem em casos de queda de energia”, explica Pereira. O prazo estimado para a conclusão dessa fase é de aproximadamente 20 dias após o início da construção dos blocos.
O prefeito Tião Bocalom acompanhou de perto a chegada do material e destacou a importância da obra para garantir o abastecimento da cidade. Segundo ele, o investimento, no valor de quase R$ 17 milhões, foi viabilizado por meio de recursos do governo federal, obtidos junto à Defesa Civil Nacional. “Essas seis carretas de tubos, juntamente com mais quatro bombas novas, são a solução para resolvermos o problema de vez. Estamos refazendo toda a Estação de Tratamento de Água II (ETA II)”, afirma Bocalom.
Além dessa fase inicial, a prefeitura já planeja uma nova obra para melhorar ainda mais o sistema de abastecimento de Rio Branco. “Resolvendo o problema da captação e do tratamento, o próximo passo será a substituição de uma grande quantidade de canos antigos na cidade, garantindo uma distribuição mais eficiente e segura”, conclui o prefeito.
Matéria em vídeo produzida pela repórter Débora Ribeiro, para TV Gazeta.