A programação da 3ª Quinzena da Mulher Negra em Rio Branco teve prosseguimento nesta sexta-feira, 17, com a abertura da 3ª Mostra Fotográfica Mulheres Negras, no hall do Hospital de Clinicas do Estado do Acre, antiga Fundação Hospitalar.
“A mulher negra está em condição de vulnerabilidade maior que a branca. A ela, nos hospitais, são exigidos menos exames e ela fica menos tempo nos consultórios”, exemplificou Elza Lopes, secretária-adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A proposta da mostra fotográfica, que se repete pela 3ª vez, depois de passar pelo Terminal Urbano e a OCA, é expor as imagens das mulheres trabalhadoras negras da capital.
A quinzena marca as comemorações ao Dia da Mulher Negra. No dia 25 de julho será comemorado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela.
Além da exposição de fotos, a programação da 3ª Quinzena da Mulher Negra conta com diversas atividades, como exibições de filmes temáticos, rodas de conversas e com a Festa da Mulher Negra, um grande evento que ocorrerá no dia 31 de julho, na sede social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC), no Ramal do SINTEAC, na Via Verde.
Nesta sexta-feira também será realizado o 3º Encontro de Mulheres Negras de Epitaciolândia, às 9h, no Hall do auditório do SINTEAC e o 5º Encontro de Mulheres Negras de Xapuri, às 14h, no CDDHEP. Na próxima quarta-feira, 22, acontecerá o evento “educação na Quinzena da Mulher Negra com apresentação da pesquisa da lei 10.639, que trata do ensino de igualdade racial nas escolas”. A 3ª Quinzena da Mulher Negra é realizada pela prefeitura de Rio Branco, governo do Estado e parceiros, a programação segue até o dia 31.