Salas sem janelas e sem mesas é realidade
Quadros quebrados, pilares quase caindo, alunos sentados em bancos sem apoio ou mesa para colocarem seus cadernos. Esta é a realidade encontrada na escola Ensino Fundamental Elozira dos Santos Thomé localizada no bairro Alto Alegre, em Rio Branco.
A escola que tem mais de mil e cem alunos e funciona nos três turnos, e está em situações precárias. Temendo que algo aconteça com a filha à senhora Janaina denunciou a situação a nossa equipe de reportagem. “ Vejo a hora de minha filha não retornar pra casa porque a estrutura da escola está caindo mesmo. Com as colunas assim não há condições de haver aula, eu como mãe peço urgência e que alguém possa vistoriar isso aqui,” pediu.
Além de todo o problema na estrutura da escola em várias salas não há carteiras, a direção da escola improvisou e colocou bancos para os alunos sentarem, o problema é que não uma mesa ou qualquer apoio para que eles coloquem os cadernos, “é ruim, não tem um material bom pra nós estudarmos, fico sentado assim desse jeito, é muito ruim mesmo.” Disse o estudante, Paulo Ricardo.
Os professores também sofrem com a falta de estrutura disse a professora Evanilce. “É uma situação muito complicada aqui na nossa escola. A situação da nossa escola se você observar é essa aqui,” disse ela apontando para o quadro, que além de todo manchado, oferece risco devido ao ferro da moldura estar quebrado.
A direção da escola foi procurada, mas não quis dar declarações. Foi informado apenas que os recursos para a reforma estão sendo viabilizados pela Secretaria Estadual de Educação. Já Secretaria informou em nota que na próxima semana serão realizadas obras para o melhoramento da estrutura da escola.
Nota da SEE
Sobre a escola de Ensino Fundamental Elozira dos Santos Thomé, a equipe de manutenção da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) informa que visitou a escola e, na próxima semana, já está agendado o início das intervenções necessárias para o melhoramento da estrutura física do local.