Numa parceria pela Infância e em defesa dos direitos da criança enquanto cidadã, o Fórum Acreano de Educação Infantil (FAEI), a Organização Mundial para a Educação Pré escolar (OMEP) e o Movimento de Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB uniram-se para realizar o I Encontro da OMEP e V Fórum de Educação Infantil, com o tema “Educação Infantil no Acre: Políticas de Atendimento – Caminhos e Perspectivas.
Neste evento serão tratadas as principais conquistas da área, como ampliação do atendimento em Rio Branco, política de formação continuada, a construção de proposta e rotina pedagógica que respeite a infância, além dos desafios de implementação dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação.
Serão palestrantes no evento o Secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino – SASE/MEC, Binho Marques, Consultora do Fundo das Nações Unidas, Carolina Velho, representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação, além do Secretário Municipal de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, e de educadores da rede municipal, estadual e federal de ensino.
Atendimento em Rio Branco
Nos últimos dez anos, a educação municipal avançou significativamente tanto no que concerne à expansão, quanto à qualidade do atendimento. Neste grande movimento, a Educação Infantil recebe destaque pelo desafio assumido de garantir a efetivação do direito à criança com até 05 (cinco) anos de idade, a partir primeiramente do acesso a uma instituição de educação adequada que atenda suas necessidades e especificidades.
Para tanto, foram elaboradas políticas para Reestruturação da Educação Infantil, privilegiando reforma, ampliação e construção de novas unidades, ao tempo em que foi implementada uma política de Formação Continuada, através do Programa – Rio Branco: Aqui é Lugar de Ensinar Aprendendo, para a garantia de um atendimento de qualidade.
Nesses dez anos, a partir da reforma, ampliação e construção de novas unidades, foi possível ampliar a matrícula na creche e pré escola de 2500, em 2005, para 11643 vagas em 2014 (dados oficiais do Censo), totalizando um acréscimo de 365,72%. Com vistas à qualidade desse atendimento, iniciou – se a Formação Continuada para professores, coordenadores pedagógicos, coordenadoras gerais de creche, assistentes de creche, diretores escolares e equipe de formadores da equipe de Educação Infantil da SEME.
Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação contratou a Empresa Abaporu para que, juntamente com as equipes de Ensino, elaborassem um programa de Formação para garantir a todos os profissionais a ampliação e o desenvolvimento de competências para ensinar.
Durante os encontros de Formação, além de trabalhar as questões conceituais referentes à criança pequena e ao fazer pedagógico, foram sendo elaboradas as Propostas Pedagógicas de Educação Infantil (Creche e Pré-escola), com a contribuição dos coordenadores pedagógicos e as formadoras da SEME.
Os encontros de formação possibilitaram, ainda, a construção de uma Rotina Pedagógica que considera as necessidades e especificidades das crianças, propicia o trabalho com os Eixos de Conhecimento por meio de experiências significativas, onde o brincar tem um lugar fundamental, vez que a brincadeira é propulsora de desenvolvimento.
Assim, trabalhamos para garantir às crianças da primeira infância, o direito à Educação Infantil pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada que aqui vivem.