Nesta segunda-feira, 9, foi realizado no auditório do Sebrae, em Rio Branco, um seminário de mobilização para a edição 2013/2014 do prêmio Objetivos do Milênio, que acontece no ano que vem, e terá a participação, como concorrentes, de projetos da prefeitura de Rio Branco na área de políticas sociais.
Participaram do evento secretários municipais, coordenadores de projetos, e o prefeito Marcos Alexandre. O palestrante convidado foi um promotor de Justiça Clodoaldo da Anunciação, do Ministério Público da Bahia, que através do MP estimula várias entidades a alcançar os objetivos do milênio.
“ Nós temos um programa onde o promotor sai as ruas, visita escolas, postos de saúde, e nós também estamos engajados dentro desse movimento nacional de busca dos objetivos do milênio” afirma o promotor
Os objetivos do milênio forma estabelecidos no ano 2000, pela Organização das Nações Unidas. Na ocasião 191 países se comprometeram a trabalhar para melhorar os indicadores sociais em várias áreas. Desde que o prêmio ODM foi instituído, o município de Rio Branco já foi premiado 3 vezes, por alcançar alguns dos objetivos do milênio
Para esta edição do prêmio ODM, a prefeitura e Rio Branco inscreveu cinco projetos. Três já estão entre os sessenta melhores do país: o de hortas comunitárias, o de agricultura orgânica, e um projeto sobre cuidados com a saúde infantil.
“Na redução da mortalidade infantil já atingimos os índices que eram ara 2015, agora é trabalhar para melhorar a assistência as gestantes, estamos fazendo isso através da sercretaria de saúde. No ensino esse ano tivemos um incremento de 2.520 novas vagas, porque os objetivos do milênio são os objetivos de todos nós”, afirma o prefeito Marcos Alexandre.
Os objetivos do milênio englobam ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico. O seminário desta segunda-feira foi uma oportunidade para incentivar os gestores a alcançar essas metas. “ A mobilização foi em cima das secretarias municipais e em cima dos conselhos municipais, todos foram convidados”, declara Elizama Lima, secretária executiva do prêmio ODM no Acre.