Manutenção preventiva é a melhor providência
Neste fim de ano, muitos acreanos aproveitam o período para viajar e curtir merecidas férias após meses de trabalho. Para quem vai pegar a estrada, a reportagem de Agazeta.Net conversou com o instrutor de mecânica do Senai, Rafael Silva. Ele traz algumas dicas para os motoristas que vão encarar as rodovias federais e estaduais.
Troca de óleo e dos filtros
“Todo fabricante recomenda a troca antes dos 5 mil quilômetros para que não ocorra entupimentos. A não troca destes componentes(filtros de ar, combustível, óleo, etc) vai ocasionar a quebra da peça mais cara do veículo que é o motor. A manutenção preventiva é bem mais em conta que a corretiva.”
Sistema de arrefecimento
“Os motoristas esquecem muito de colocar aditivos e só abastecem com água. Isso causa uma ferrugem muito grande e traz prejuízos diretamente para o motor que vai travar ou esquentar demais.”
Cabos e velas
“Estas peças trabalham em conjunto com o sistema de injeção eletrônica. Os componentes devem ser trocados a cada 40 mil quilômetros rodados, de acordo com a recomendação do manual do fabricante. Com o tempo, os cabos se desgastam, causam falhas no motor e aumenta o consumo de combustível.”
Estepe
“Muitos motoristas esquecem de verificar o estepe antes de viajar. É importante verificar o desgaste e, principalmente, a pressão deste pneu. Todos têm uma calibragem que é em torno de 35 a 45 libras. Esta calibragem deve ser feita de acordo com os outros pneus do automóvel. E não pode esquecer do triângulo de emergência, o macaco e chave de rodas.”