Editais e beneficiados são públicos, cidadão pode acessar
Nos últimos dias a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Instituto Federal do Acre (Ifac) abriram editais para o pagamento de bolsas aos alunos que precisam de auxílio financeiro para adquirir dados móveis e/ou equipamentos eletrônicos durante o Ensino Remoto Emergencial (EME).
As redes sociais foram tomadas por internautas afirmando que irão fiscalizar se os alunos que precisam do auxílio serão de fato beneficiados, ou se alguns fraudadores tentarão se beneficiar de forma indevida.
Os editais e beneficiados pelos auxílios são públicos, logo qualquer pessoa pode acessar nos sites das instituições, e as denúncias podem ser feitas através das Ouvidorias, ou ainda da plataforma da Controladoria Geral da União (CGU), responsável pela transparência e auditoria pública.
Na Ufac qualquer cidadão pode denunciar possíveis irregularidades através do e-mail da Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proaes) proaes@ufac.br ou pelo http://www2.ufac.br/site/nucleos/ouvidoria. Já no Ifac o e-mail é próprio da Ouvidoria – ouvidoria@ifac.edu.br, ou ainda pelo site https://portal.ifac.edu.br/ouvidoria.html.