Número de mortes aumentou em 300% na regional
Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (13), membros do Pacto Acre sem Covid informaram que a regional do Juruá e Tarauacá/Envira regrediu para bandeira laranja do novo coronavírus. O período de análise foi de 25 de outubro a 7 de novembro.
A regional do Alto Acre – Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – retorna para a bandeira amarela, de atenção. O Baixo Acre e Purus também se mantiveram em bandeira amarela.
Na maioria dos indicadores dessas duas regionais houve um crescimento considerado, mas ainda não ocorreu a mudança de faixa para uma mais restrita.
Já a regional do Juruá e Tarauacá/Envira regrediu para bandeira laranja, nível de alerta, com número 14. Crescimento no número de mortes aumentou em 300% durante o período analisado. Com isso, restaurantes, academias, espaços públicos e igrejas devem parar de funcionar nos próximos dias.
A avaliação do coronavírus em um local é definida por quatro níveis de risco, sendo eles: bandeira vermelha – emergência; bandeira laranja – alerta; bandeira amarela – atenção; e bandeira verde – cuidado.
Para determinar em que bandeira cada região está, é necessário observar três indicadores: a contaminação, responsabilidade social e a capacidade de atendimento do sistema de saúde.