Serão quatro mesas-redondas em dois dias de webinário
O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza nos dias 10 e 11 de dezembro, o I Webinário de Jornalismo, com o tema “O Mundo na & Pós-Pandemia”. O evento será transmitido pelo Google Meet a partir das 16 horas, no horário Acre.
O evento terá 8 horas de certificação e é promovido como fruto da disciplina de Assessoria de Imprensa II, que está sendo ofertada via Ensino Remoto Emergencial (ERE) e tem o objetivo de discutir sobre os segmentos atingidos pela covid-19, bem como as soluções que cada área teve de programar para poder driblar as dificuldades impostas pela crise sanitária.
A programação inicia dia 10 de dezembro às 16 horas com a primeira mesa-redonda, “Comunicação, Educação e Cultura na pandemia e pós-pandemia”, mediada pelo professor Aquinei Timóteo. O tema educação será abordado por duas convidadas, Ednaceli Abreu Damasceno, Pró-Reitora de Graduação da Ufac e Franciana Carneiro de Castro, professora do curso de Pedagogia da Ufac. O jornalista Daniel Alves Scarcello abordará temáticas sobre cultura e o editor-chefe e apresentador do Jornal do Acre 1º Edição, Jefson Dourado, falará sobre comunicação.
A segunda mesa “Empreendedorismo, economia e saúde”, terá início às 18 horas do dia 10 dezembro, mediada pela professora Juliana Lofego. O médico infectologista, Alan Areal e o professor do curso de psicologia, Rafael Prado tratarão sobre saúde; e a jornalista e CEO da Júnior Achievement no Acre, Késia Façanha, fala sobre empreendedorismo durante o período de pandemia; o conselheiro do Conselho Federal de Administração (CFA), Fabio Mendes Macêdo abordará a economia.
Já a terceira mesa “Jornalismo, Raça e Representações na Amazônia Brasileira Acreana”, com início às 16h do dia 11 de dezembro, será mediada pela professora Fraciellle Modesto. Tendo como convidadas as mestrandas em letras pelo Programa de Pós-Graduação Linguagem e Identidade, Karolini Oliveira e Jaíne Araújo e a mestra em Letras: Linguagem e Identidade e integrante do grupo de pesquisa Mídias, imaginário e representação: uma cartografia das Amazônias, Lisânia Ghisi.
Na quarta e última mesa ocorre apresentação dos trabalhos ganhadores do prêmio Expocom Inter-Regiões 2020, mediada pelo professor Wagner Costa, com as vencedoras: Pâmela Celina Macedo, Maria Fernanda Arival, Jaíne Araújo, Pâmela Freitas.