Nas cidades de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia
Após Rio Branco vacinar as primeiras pessoas contra a covid-19, na manhã desta terça-feira (19), outros três municípios também iniciaram a cerimônia simbólica de imunização.
O primeiro município do interior foi Sena Madureira, que já registrou 19 óbitos em decorrência da doença. Na tarde desta terça-feira, na quadra coberta Aurino Brito, um médico de 71 anos, um enfermeiro de 41, uma aposentada de 70 e uma auxiliar de enfermagem de 44 anos tomaram a primeira dose da vacina.
No total, 203 doses foram destinadas para a cidade nesta primeira etapa e serão destinadas exclusivamente para profissionais da saúde. Até a próxima sexta-feira (22), todas as doses serão aplicadas.
A cidade ganhou um hospital de campanha, montado em uma parceria entre Estado e município. Nesta terça-feira havia cinco pessoas internadas. Quem são os primeiros contemplados com a vacina em Sena Madureira:
Elias Antônio de Moura, 71 anos. Médico com mais de quatro décadas de profissão. Durante os primeiros meses da pandemia parou de clinicar por insistência da família, mas voltou a atender no hospital da cidade, na linha de frente de combate à doença.
Antônio de Abreu Firmino, enfermeiro com 10 anos de profissão. Está na linha de frente desde o início da pandemia. Ariane Sabóia, auxiliar de enfermagem. Lucia Maciço Jaminawa, indígena, reside na comunidade Boca do Camarim.
Já no entardecer em Cruzeiro do Sul, o indígena Fernando Katukina, de 55 anos, foi o primeiro a ser vacinado pela enfermeira Daniele Lima do Programa Nacional de Imunização (PNI), juntamente com mais cinco pessoas do grupo prioritário, profissionais de saúde e idosos institucionalizados.
No Alto Acre, Epitaciolândia recebeu, nesta primeira etapa, cerca de 1200 doses do imunizante. A primeira pessoa a ser vacinada foi uma funcionária da Saúde Municipal.