Capital acreana já notificou 890 casos apenas em janeiro
A capital acreana notificou 890 casos de dengue apenas nas três primeiras semanas de 2021. Desse total, cerca de 40% casos foram confirmados.
Com isso, foi registrado um aumento de quase 300% em comparação ao mesmo período de 2020. Uma morte causada pela doença também foi registrada e outra segue em análise.
A prefeitura acredita que esse aumento considerável se deu por conta da grande quantidade de chuvas e preocupação prioritária com o novo coronavírus.
“Já detectamos que estamos com um surto instalado na cidade, muitos casos suspeitos, e apesar da confirmação lenta, nós já temos uma positividade de 40 %”, explica a diretora de vigilância epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins.
Segundo levantamento do Índice de Infestação Predial há um risco de a doença sair de um surto para se transformar em uma epidemia na capital acreana.
As larvas do mosquito são mais encontradas em caixa d’água em nível de solo. Para conter um cenário ainda pior, a prefeitura iniciou a aplicação do chamado “fumacê” nos bairros mais críticos e intensificou as visitas dos agentes de endemias.