Fernando Katukina era da liderança do povo Noke Ko’í
Uma liderança indígena de Cruzeiro do Sul faleceu nesta segunda-feira (1), Fernando Katukina sofria de complicações de saúde em decorrência de diabetes e hipertensão, além de já ter sido acometido, segundo a família, duas vezes pela covid-19.
Fernando atuou em diversas frentes na proteção dos povos indígenas do Acre desde os anos 80, além de ter sido parceiro da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) na área escolar indígena, atuando como professor.
Katukina já estava debilitado havia algum tempo segunda a família devido a complicações das doenças que o mesmo tinha. Ele foi primeiro do povo Noke Ko’i a ser vacinado contra a covid-19, no entanto, não há nada que comprove que sua morte teve algo haver com o imunizante.
“O que eu quero o que nós planejamos, é que nós, povo Noke Ko’í mantenhamos o nosso ritmo, falando a nossa língua, morando na nossa aldeia, cuidando da nossa floresta, cuidando dos nossos rios, cuidando da nossa terra, cuidando da nossa família e continuando a viver na nossa aldeia, é isso que nós queremos”, foi a mensagem que Fernando Katukina deixou em uma de suas colaborações para a memória do povo Noke Ko’i.