Vídeo foi publicado por eles para alertar a população acreana
Um grupo de garis publicou um vídeo alertando a população sobre o descarte indevido de materiais perfurocortantes e produtos hospitalares em lixos domiciliares. Segundo os trabalhadores, esse descarte apresenta vários riscos para eles.
“Ao embalar o seu lixo, pense em nós trabalhadores, que estamos fazendo isso para levar o sustento para nossas famílias” enfatiza gari no vídeo.
Apesar dos garis utilizarem luvas grossas e botas para proteção, ainda assim o risco de acidentes é muito grande. O perigo também se repete no Centro de Rio Branco, onde garis da Zeladoria realizam a coleta do lixo.
Para evitar que esses trabalhadores se exponham mais do que necessário é preciso acondicionar vidros e itens pontiagudos ou cortantes em garrafas pet lacradas ou em embalagens de longa vida, pressionar as tampas das latas de alumínio para dentro antes de descarta-las, quebrar os espetinhos de churrasco, não jogar fora líquido no lixo comum, principalmente os tóxicos e ácidos, e descartar lâmpadas fluorescentes somente em locais apropriados.
As pessoas também podem informar que há vidros no saco de lixo ou entregar a embalagem nas mãos do gari. É bom também evitar o uso de jornal para envolver materiais cortantes, ao invés disso, usar sacos de lixo reforçados para que a embalagem não se rompa e espalhe materiais nas ruas.
Quem faz uso de insulina deve guardar as agulhas usadas em garrafas, que devem ser lacradas antes do descarte. E garrafas de vidro devem ser colocadas em caixa de papelão para aumentar a segurança do gari.