Roberta Lima
Festival Internacional Pachamama
O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira e a Usina de Artes, abrem inscrições gratuitas até o dia 30 de outubro para o curso de Produção Cultural e Desenvolvimento de Projetos com o produtor Rodrigo Letier, que tem no seu currículo filmes como Bruna Surfistinha, Simonal – ninguém sabe o duro que dei e A Farra do Circo.
**A oficina irá ocorrer durante a V Edição do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, como forma do festival contribuir com a formação e qualificação dos profissionais e realizadores locais, sobretudo no setor de produção audiovisual. O objetivo da oficina é mostrar as diversas formas de se desenvolver um projeto audiovisual (seja ele de ficção ou documentário) a ponto de torná-lo apto a captar os recursos necessários à sua produção e, subsequentemente, à realização e comercialização.
**A programação de filmes do Pachamama 2014, incluem obras selecionada nos Festivais Internacionais de Berlim, Locarno, Buenos Aires, Valdívia e foi eleito um dos 25 Novos Festivais mais promissores do mundo, pela revista LatamCinema. O Festival Valdívia é um dos parceiros do Pachamama.
**Já foram confirmadas algumas das personalidades que farão parte da quinta edição do Festival Internacional Pachamama. Só feras! Segue abaixo, fotos e um breve histórico onde irão participar no evento em papos e oficinas.
Elizabeth Formaggini
Documentarista, pesquisadora e produtora audiovisual. Historiadora pela Universidade Federal Fluminense – UFF da equipe do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC) do Estado do Rio de Janeiro. Especializou-se em documentário e pesquisa audiovisual na Universidade de Roma – La Sapienza.
Camilo Cavalcante
Cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, autor de obras como “Rapsódia para um Homem Comum” (2005), “O Presidente dos Estados Unidos” (2007) e “O Velho, o Mar e o Lago” (2000) e longa “A História da Eternidade”.
Gaspar Claus
Um violoncelista de formação clássica que trilha caminhos alternativos dentro da música pop, eletrônica e experimental, e que mantém uma relação visceral com seu instrumento, que ora toca e acaricia, ora amassa e maltrata, de acordo com a inspiração.
Ivana Bentes
Graduada, mestre e doutora em Comunicação pela UFRJ, Ivana Bentes é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e Diretora da Escola de Comunicação da mesma universidade. É curadora na área de arte e mídia, cinema, audiovisual. Entre suas obras estão “Ecos do Cinema – de Lumière ao digital” (Editora UFRJ, 2007) e “Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais” (com Erick Felinto: Sulina, 2010).
Vincent Moon
Cineasta independente, conhecido principalmente por seu trabalho com vídeos musicais, geralmente com bandas alternativas, entre os artistas famosos já trabalhou com REM, Arcade Fire, Tom Jones e outros.
Além de fazer vídeos musicais, também faz filmes experimentais e documentários. Em 2009 lançou “Le Faute Des Fleurs” documentário sobre a cantora japonesa Kazuki Tomokawa e com ele ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival Copenhagen Internacional de Documentários.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |