Briga pelo vice
O PCdoB decidiu em convenção estadual que não abre mão de indicar o vice na chapa de Marcos Alexandre. Em Tarauacá, o partido que se especializou em ser vice também quer manter a posição, indicando novamente o vice de Rodrigo Damasceno (PT).
Briga pelo vice II
Mas, essa não é uma prerrogativa do PT. A pré-candidata pelo PMDB, Eliane Sinhasique também está em crise para decidir o vice, de tantos que se apresentam para a função. Até o senador Sérgio Petecão anda ensaiando, ou melhor, sonhando colocar a mulher dele de vice de Sinhasique.
CPI do Ruas do Povo
Engana-se quem pensa que o ânimo do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) arrefeceu. O tucano anunciou que o requerimento solicitando a instalação da CPI do programa Ruas do Povo será apresentado no início de 2016. Assim que os parlamentares retornarem do recesso.
Barraco
E a deputada Eliane Sinhasique anunciou hoje que vai desmontar o discurso petista de sustentabilidade. Ela encomendou uma pesquisa que mostra que 20 anos atrás quando o Acre tinha 200 serrarias e 300 marcenarias desmatava-se muito menos que agora com o manejo sustentável e 6 serrarias. Ela pretende apresentar esse balanço na reunião do Parlamento Amazônico. A cobra vai fumar.
Na lata
O todo poderoso Carioca Nepomuceno teve que engolir o carimbo de “mentiroso”. A dura palavra foi proferida por Eládio, aquele sem terra que diz ter sido enganado pela equipe do governo, às vésperas da eleição de 2014, quando prometeram assentar todo o pessoal dele em troca de votos.
Braga
O publicitário Gilberto Braga, um dos sócios da Cia de Selva, empresa responsável pela publicidade do Governo do Acre, negou que tenha pretensões de concorrer ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre. Disse que está “mergulhado no trabalho” e que “não estava sabendo de nada sobre o assunto”.
Braga II
Foi intensa a discussão em redes sociais sobre a possível chapa liderada por Braga e pelo militante do PCdoB Jaidesson Peres. “Olhe, Jaidesson é meu redator aqui na empresa. Uma pessoa comprometida, competente e não há nenhum movimento em torno de Sinjac”.
Técnico x Ética
Gilberto Braga tem legitimidade para concorrer, caso queira. Não há nada que impeça, do ponto de vista técnico/jurídico. Aliás, nas discussões em redes sociais, o nome do empresário encontrou de simpatizantes a pessoas indiferentes. Braga é pessoa que, dentro das limitações que a rotina de empresário lhe impôs, milita da imprensa desde o longínquo Pernambuco. Não é novato na imprensa.
Quem é quem?
Bom… se do ponto de vista técnico/jurídico não há restrições (desde que se filie), os critérios éticos trazem complicações para Braga. Imagine, leitor, quando chegar o período de discussões com os donos de jornais sobre reajuste anual do piso! Quem senta para reivindicar? O sindicalista ou o empresário que realiza os repasses às empresas de comunicação?
E mais
E, além disso, questões relacionadas à qualidade da imprensa… como Braga daria o tom? Pelo que a imprensa realmente precisa e exige ou de acordo com o que interessa às responsabilidades como empresário vinculado ao Governo?