Estudioso
A polêmica sobre o concurso público de Tarauacá tem uma sutileza que diz muito so “espírito público” da classe política. Em poucas palavras: o prefeito do município, Rodrigo Damasceno é, ele mesmo um dos interessados na lisura do processo. Pasme, leitor: ele é um dos candidatos do concurso que ele mesmo viabilizou.
Isonomia
Claro, tem aquela questão presente nos manuais de Introdução ao Estudo do Direito… a questão da Isonomia. Claro, a isonomia! Como não?
Fieac
O presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano, destoou do consenso em torno da crise política. Isso, ao contrário do que possa ser sugerido, não indica sintonia com o setor industrial. Ontem, fez um artigo em que se posiciona contra o impeachment. E elabora imagens genéricas para falar da crise econômica.
Fieac II
“A Federação das Indústrias do Estado do Acre entende que nem sempre o caminho mais fácil é o mais correto a ser seguido. Acreditamos que é fundamental superar os obstáculos, por meio do diálogo permanente, sendo firmes sem perder a coerência histórica que marca a nossa trajetória. Precisamos enxergar claramente que não será a quebra da institucionalidade que resolverá todas as mazelas vividas e vivenciadas no território nacional”, diz Adriano.
E continua
E as generalidades em torno do apoio ao Governo Federal continuam. “O Brasil clama por união”. E sugere que defender o impeachment é defender medida de inconstitucionalidade. “Aqui, do Acre, rogamos pelo bom senso, pela política grande, pelo olhar de uma indústria forte e comprometida com a democracia e a estabilidade nacional”.
Bom…
Bom… ao menos a Fieac se posicionou. Já é alguma coisa. Mas, pelo que foi defendido (“Não apoiamos o impeachment”), a Fieac avalia que o cenário ao setor está adequado. Mas, é isso mesmo que a Fieac enxerga? O cenário econômico está bom? Porque o mercado (este ser diabólico no entendimento de alguns) tem percepção completamente diversa. Até mesmo a Confederação Nacional da Indústria tem outro olhar sobre o problema.
E o outro cheque?
Governo do Estado lançou nesta quarta mais um edital de Lei de Incentivo à Cultura: edital Jamaxi Cultural. A pergunta é: o edital do ano passado já foi pago? Lançam um edital sem ter concluído o anterior?
Farinha
Deputado estadual Raimundinho da Saúde divulgou uma nota em que esclarece o que tentou dizer a respeito da relação entre farinha e câncer de estômago. A relação foi feita em pronunciamento na tribuna da Aleac na terça-feira.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Venho por meio desta, esclarecer o pronunciamento feito na sessão de terça feira (12), no qual manifestei minha preocupação com o índice alarmante de casos de câncer de estômago no estado.
Preocupação esta que divido com os oncologistas e a eles me somo. Em nenhum momento, afirmei que o fator responsável pelo aumento da incidência da doença é o consumo de farinha.
O que fiz foi levantar uma séria questão de saúde pública e sugerir um estudo aprofundado para detectar as causas do aumento da incidência de câncer de estômago, entre eles, como fator de investigação, a dieta típica da população.
Nosso povo apresenta sinais de problemas de saúde que não podem ser resolvidos com meros paliativos. Anos atrás, chamou a atenção das autoridades de saúde, o alto nível de contaminação por metais pesados no Acre.
O que foi feito sobre isso? A população continua a apresentar índices elevados de contaminação por metais pesados e ninguém mais fala no assunto, a não ser os médicos. Só entre eles. Vamos deixar acontecer o mesmo em relação ao câncer?
Fechar os olhos para o sofrimento das pessoas? Eu prefiro buscar as causas e encontrar soluções. Nada pode ou deve ficar fora dessa investigação: nem alimentos, nem agrotóxicos usados nas plantações.
Minha ideia é uma Audiência Pública com a presença de cientistas renomados, como os do Instituto Evandro Chagas, oncologistas e demais médicos locais para estudar o problema com a clareza e seriedade que o tema requer.
Aos que levaram minha preocupação na brincadeira, sugiro que façam visitas ao hospital do Câncer. Talvez o sofrimento humano ali presente abafe o descompromisso pueril e os ajude a amadurecer. Eu vou continuar fazendo a minha parte, em defesa da Saúde da população.
Raimundinho da Saúde- deputado estadual PTN
Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com
Foto de ilustração: Gleilson Miranda (Agência de Notícias do Acre)