Estratégia
A estratégia dos deputados da base de sustentação do governo para barrar as CPI’s da BR e da Sehab é aprová-las na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e deixar a decisão final para o plenário. Para aprovar CPI no plenário são necessários 13 votos. Inês está morta desde já!
Estratégia II
O objetivo dessa alternativa é “chamar a base à responsabilidade”. Na votação no plenário, todos terão que assumir perante a população o ônus do seu voto e, dessa maneira, a responsabilidade será diluída. Anotem: não haverá CPI nenhuma.
Apostem
Lourival Marques não demora muito a voltar à Assembleia Legislativa. Podem anotar. Ele não está muito satisfeito com “arrumação” que o obrigou a emprestar o mandato para Jamil Asfury. Na semana passada, Louro andava pelos corredores da Assembleia. Ao ser perguntado se estava voltando, respondeu: “Quando vocês me virem de paletó e gravata por aqui, é porque voltei”.
Apostem II
Deputada Juliana Rodrigues e vereador Manoel Marcos não permanecerão no PRB, caso o deputado Alan Rick consiga se efetivar como presidente do partido no Acre. Caciques da FPA já trabalham uma acomodação para os dissidentes fiéis ao governo. Todos dão como certa a ida do PRB com Alan Rick para a oposição e pretendem esvaziar o partido.
Verba secreta
O deputado Gehlen Diniz (PP) andou “fuçando” os atos do governo e descobriu que a famigerada conta da Verba Secreta do Executivo se mantém ativa. Segundo o deputado, o governo utiliza aproximadamente R$ 7 milhões, sem precisar prestar de contas de nenhum centavo. Na opinião dos parlamentares de oposição, tal fato é um atentado à exigência de transparência pública e deve ser esclarecido e extinto.
Conselhos
Sem tetos continuam acampados na frente da Assembleia Legislativa, sem conseguir uma solução para o problema. O mais estranho no fato é a falta de apoio dos Conselhos do Idoso e Tutelar, uma vez que existe um expressivo número de idosos e de crianças entre eles. Idosos e crianças continuam expostos a todo tipo de problema no acampamento e a secretaria de Direitos Humanos não manda sequer um representante para verificar as condições. Aliás, é bom que se registre também a ausência dos Direitos Humanos nos acampamentos por conflito de terras. Alô, secretário Nilson Mourão.
Lixo
O site AGazeta.Net, mais uma vez, mostra a situação dos lixões em municípios do Acre. O problema está chegando ao limite. Em Acrelândia, nesta terça-feira (14), o lixão amanheceu com incêndio por todos os lados.
TAC’s
Os Termos de Ajustamento de Conduta assinados com o Ministério Público se esfarelam como pó. A legislação ambiental vira fumaça aos olhos de todos e ninguém é responsabilizado por isso.
Cursos contra crise
A Fieac tem feito um trabalho de formiguinha que precisa ser observado com mais calma. Foi elaborada uma agenda de cursos e discussões sobre o cenário econômico nacional em vários municípios. Representantes da incipiente indústria acriana sentem na pele e no bolso as consequências das peripécias de Brasília. E o que a Fieac faz? Leva cursos de qualificação para setores específicos. É uma estratégia. Em uma possível retomada, os colaboradores já têm aprendido soluções novas para aplicar. É a esperança.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com