Imunizantes seguem disponíveis em Unidades Básicas de Saúde
O Acre enfrenta baixa uma cobertura vacinal contra a gripe, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre). Atualmente a campanha de vacinação está na terceira etapa, que segue até o dia 9 de julho.
O estado recebeu 445.850 doses de imunizantes contra a gripe, entretanto, apenas 57.838 vacinas foram aplicadas. Em porcentagem esse número corresponde apenas 19% da população acreana.
Em Rio Branco, cerca de 30% das doses recebidas foram aplicadas. Um número baixo, em comparação com a estimativa ideal de 90%, imposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Acreditamos que por ter outra campanha de vacinação acontecendo, e o medo dos pais de comparecerem a uma unidade de saúde com os filhos para aplicar o imunizante, são fatores juntos que podem estar levando a baixa imunização”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins.
O Ministério da Saúde recomenda um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação da vacina contra covid-19 e o imunizante contra a gripe. O intervalo também se aplica para o inverso, vacina da gripe primeiro e depois contra a covid-19.
Apesar da campanha nacional se encerrar no dia 9 de julho, os imunizantes continuarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde mesmo após a data. “Vale lembrar que essa vacina é aplicada todo ano e imuniza contra três tipos de vírus, que são: H1N1; H3N2 e o vírus do tipo B”, conclui Martins.