Sete municípios foram citados por aplicarem vacinas supostamente vencidas
Gestões municipais e o Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI) negaram que vacinas contra covid-19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz foram aplicadas fora do prazo de validade. Renata Quiles, coordenadora do PNI afirmou que trata-se apenas de um erro no sistema, “as notícias ‘de administração de doses vencidas no Acre’, foram apuradas e tratam-se apenas de erros de sistema”, informou.
O Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco, Frank Lima também se posicionou contrário as informações. “Nenhuma vacina foi administrada em Rio Branco fora do prazo de validade”, afirmou o secretário.
Entenda o caso:
A notícia de que diversos estados brasileiros aplicaram vacinas vencidas contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz/Oxford repercutiu a nível nacional nesta sexta-feira (2). De acordo com as informações divulgadas pela Folha de São Paulo, no Acre foram aplicadas mais de 60 doses vencidas da vacina.
Os municípios que supostamente teriam aplicado vacinas fora do prazo de validade foram: Xapuri, 51 doses; Senador Guiomard, 4 doses; Acrelândia, 3 doses; Rio Branco 2 doses; Epitaciolândia, 1 dose; Porto Walter 1 dose; Cruzeiro do Sul, 1 dose.