Contato com gás amônia pode levar a óbito ou problemas irreversíveis
O Corpo de Bombeiros foi acionado para um atendimento neste sábado (3) envolvendo vazamento de gás amônia em uma fábrica de gelo no ramal do Canil em Rio Branco.
No local do vazamento havia cinco vítimas: uma mulher grávida, três homens na fábrica, sendo um deles com mobilidade reduzida e mais uma pessoa em residência vizinha.
O gás de amônia é inflamável e altamente perigoso em caso de inalação podendo causar tosse compulsiva, dificuldade e dores para respiração e congestão pulmonar, em caso de grande concentração pode causar até a morte. Em contato com a pele, o gás pode causar congelamento de membros e em contato com os olhos causa irritação e queimaduras e em alguns casos a cegueira.
Os militares do Corpo de Bombeiros retiraram as vítimas, duas foram conduzidas ao hospital pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), mas de acordo com os paramédicos estavam estáveis.
Os Bombeiros utilizaram equipamentos de proteção individual adequados devido ao risco do produto. Foi realizado também um isolamento de 100m e retirada dos moradores da região.
As vítimas e os bombeiros que entraram na zona quente passaram por limpeza e desinfecção.