Atualmente pacientes da fila de 2019 estão sendo atendidos
As cirurgias eletivas estavam suspensas devido à pandemia do coronavírus. Agora com a diminuição no número de casos, a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) está realizando um mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia para crianças e adolescentes desde o mês de junho e deve continuar neste mês de julho.
Atualmente, de acordo com o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, os pacientes da fila de espera de 2018 foram todos atendidos no mês de junho, quando foram realizados 60 procedimentos cirúrgicos. “Nossa meta é atender 55 crianças e pré-adolescentes em julho nos procedimentos de otorrino”, afirmou o presidente.
As cirurgias de otorrinolaringologia são consideradas de complexidade média e exigem um acompanhamento com especialistas. Os mutirões estão acontecendo as segundas e terça-feira no período da noite. Os pacientes elegíveis para cirurgia estão devidamente acompanhados pela regulação estadual. “Essa regulação é feita a nível ministerial, a regulação estadual funciona no prédio da Secretária de Estado da Saúde, ela é a supervisora e nós executores através da equipe técnica e médica”, informou o presidente.
O objetivo da Fundhacre é zerar as filas de espera de 2018, 2019 e 2020. “Queremos começar a trabalhar com as demandas regulares, sabemos que essa é a única fundação de saúde do Acre, as demandas sempre serão altas”, disse.
Ainda de acordo com o presidente da Fundhacre, um estudo para mutirão de cirurgia geral no segundo semestre de 2021 está sendo realizado.
Informações do repórter Jardel Angelim para a TV Gazeta