Senador Guiomard só receberá doses da Pfizer se tiver armazenamento correto
A coordenadora do Plano Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles, informou ao site Agazeta.net que 40 doses de vacinas da Pfizer foram recolhidas na Unidade de Saúde Maria do Socorro no último sábado (10), no município de Senador Guiomard, interior do estado, por estarem fora do armazenamento ideal.
Além disso, vacinas contra outras doenças foram encontradas fora do armazenamento adequado. “Da covid-19 foram recolhidas 40 vacinas da Pfizer, mas também recolhemos imunizantes de rotina que estavam na mesma temperatura e precisam ser avaliadas”, explica Quiles.
Os imunizantes estavam sendo armazenados em geladeiras comuns, o que pode ser feito, mas é preciso cumprir com a temperatura correta de cada vacina. A Secretaria de Saúde de Senador Guiomard informou que a falha ocorreu por causa de um defeito nos termômetros
“A Secretaria Municipal já havia sido informada e já tinha solicitado os termômetros novos, inclusive eles estão previstos para chegar nessa segunda-feira”, explica a coordenadora de vacinação do município, Kissia Klaine.
A Prefeitura de Senador Guiomard confirmou junto ao site Agazeta.net que as vacinas estavam armazenadas em temperatura de 11 °C, o recomendado era que esses imunizantes fossem armazenados a uma temperatura de 2°C a 8°C. O imunizante agora será analisado e enviado ao Ministério da Saúde, e possivelmente, será descartado.
Também foi informado que isso ocorreu apenas na Unidade de Saúde Maria do Socorro, nas demais não houve problemas e que a vacinação segue normal para o público em geral a partir de 25 anos de idade nesta terça-feira (13).
Renata Quiles disse ainda que os imunizantes só serão devolvidos ao município quando a análise completa for realizada. Quem realiza esse trabalho é a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) que, em seguida, encaminha para o Ministério da Saúde que concluiu a avaliação, e é quem deve dizer se as vacinas ainda estão em boas condições de uso.
A Superintendência do Ministério da Saúde no Acre preferiu não se manifestar sobre o caso, e informou que só fará isso quando o Ministério Público Federal (MPF) abrir uma investigação. O município só receberá mais doses da Pfizer se tiver um local adequado para o armazenamento.
Um problema nas prefeituras do interior do Acre é que a maioria dos gestores não fazem os investimentos necessários nas redes de frios, e como uma alternativa mais barata optam por comprar geladeiras comuns para depositar as vacinas.
As prefeituras devem realizar a fiscalização e monitoramento desses equipamentos de forma diária e constante, para garantir o funcionamento correto dos locais e para que não sejam desperdiçadas vacinas.
Informações do repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta