Lista deve ser divulgada em até 180 dias de forma online
O prefeito Tião Bocalom sancionou uma lei nesta semana que obrigada Prefeitura de Rio Branco a disponibilizar na internet uma lista dos remédios disponíveis nas farmácias das unidades de saúde, assim como também a falta dos medicamentos e a data prevista para reposição. O autor da lei é o vereador Arnaldo Barros (Podemos).
Para facilitar o acesso a lista deve ser em ordem alfabética e de fácil localização no site oficial do município. Atualmente há mais de 200 medicamentos que podem ser disponibilizados gratuitamente para o público nas unidades de saúde.
“As pessoas vão a vários postos de saúde e não encontram os medicamentos, são pessoas doentes, então esse projeto é uma plataforma de informação que dará direito a informação a todos os pacientes”, informou o vereador Arnaldo Barros.
O prazo para que a lista seja disponibilizada no site é de 180 dias, no entanto, a Secretária Municipal de Saúde (Semsa) afirma que a relação dos medicamentos vai estar disponível em 60 dias e que também será criado um aplicativo para marcar consultas e exames.
“Estamos realizando a renovação do sistema e estamos pedindo que esse sistema fique acessível à sociedade em forma de aplicativo”, informou o secretário municipal de saúde, Frank Lima.
Informações do repórter Adailson Oliveira para TV Gazeta.
Foto: TV Gazeta.