Juízes eleitorais e chefes de cartórios das 10 zonas eleitorais do estado participaram na manhã desta sexta-feira, na sede do Tribunal de Justiça, de uma reunião convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral, para apresentação do plano de trabalho relativo às eleições deste ano.
A preparação para o processo eleitoral envolve uma série de medidas que devem ser adotadas em todos os municípios do estado, com o objetivo de garantir que a campanha aconteça dentro do que prevê a legislação eleitoral.
“Estaremos discutindo vários temas, como urnas eletrônicas, rotinas, quantidade, tempo, transporte, prestação de contas, enfim diversos temas ligados às eleições, para que a equipe trabalhe de forma sincronizada”, afirma o presidente do TRE, desembargador Adair Longuini.
Um das novidades para essa eleição será a identificação biométrica dos eleitores em três municípios do estado: Rio Branco, Assis Brasil e Bujari, que somam 52% do eleitorado, vão contar com essa tecnologia no dia da votação, o que torna o processo mais seguro.
No interior do estado o TRE dará ênfase ao trabalho de conscientização de eleitores e candidatos sobre as infrações eleitorais, que poderão ser denunciadas ao Ministério Público ou à própria Justiça.
“ Vamos montar juntamente com o Ministério Público Eleitoral alguns planos de ações para combatermos a compra de votos e a corrupção eleitoral, através de fiscalizações efetivas, rondas noturnas e principalmente em localidades mais distantes e que temos conhecimento que ocorre a compra de voto”, explica a juíza Evelin Bueno, da 4a Zona Eleitoral em Cruzeiro do Sul.
Por ser uma eleição estadual o recebimento de denúncias e as decisões da Justiça Eleitoral ficarão a cargo da corte do TRE, cabendo aos cartórios das zonas eleitorais apenas executar a parte administrativa relativa ao processo eleitoral.